A Filosofia do Enriquecimento
Por: Carlos Castro
A palestra A Filosofia do Enriquecimento une os conceitos de planejamento financeiro pessoal e empreendedorismo com os fundamentos da filosofia estoica, proporcionando uma abordagem para alcançar o sucesso. Carlos Castro utiliza sua vasta experiência e o pensamento estoico para guiar o público na construção de uma vida financeiramente próspera, sem atalhos e sem ilusão.
A palestra aplica métodos e processo do planejamento financeiro priorizando o comportamento e o bloqueio provocado pelas emoções. Trata-se de uma perspectiva filosófica e prática sobre finanças e vida. O uso do estoicismo é a base para lidar com as emoções e realizar um planejamento financeiro mais consciente, destacando a importância do equilíbrio emocional nas decisões financeiras. Ser rico é se aprofundar na ideia de que a felicidade não está ligada ao que possuímos, mas ao que não precisamos ter, como um ponto de inflexão para os limites em que, de fato, o dinheiro traz felicidade.
O que será abordado
1. A jornada para uma vida mais rica começa de dentro para fora
Comportamento: O caminho para uma vida plena começa com o autoconhecimento. Ao entender quem realmente somos e o que podemos controlar, construímos uma base sólida para a verdadeira riqueza, que vem da paz interior e da clareza de propósito. Prática: Criar arquétipos.
2. Coloque seus propósitos em primeiro lugar para definir seus objetivos de vida
Comportamento: Quando priorizamos o 'ser' acima do 'ter', nossos projetos de vida passam a refletir o que realmente importa. A verdadeira riqueza não está nas posses materiais, mas em viver alinhado com os valores que trazem significado e satisfação duradoura. Prática: Definir objetivos baseados em propósito de vida através da Curva de Vitalidade Financeira©. Aplicar nudges de acordo com o arquétipo.
3. Crie um orçamento que gera a felicidade
Comportamento: Um orçamento bem estruturado deve respeitar nossos limites financeiros, focando no que traz qualidade de vida. Ao priorizar o essencial e evitar o excesso, encontramos a verdadeira felicidade, vivendo de forma consciente e tranquila. Prática: Estruturar um orçamento realista, priorizando a qualidade de vida. Dividir o orçamento de acordo com as necessidades humanas em essenciais, sociais e de autorrealização. Aplicar nudges de acordo com o arquétipo.
4. Racionalize as emoções para evitar gastos desnecessários
Comportamento: Racionalizar as emoções para evitar gastos desnecessários significa criar um espaço entre o impulso e a ação. Ao reconhecer as emoções que surgem, como a ansiedade ou o desejo de gratificação imediata, damos tempo à razão para avaliar se aquela compra realmente traz valor ou é apenas uma resposta momentânea. Essa prática permite que as decisões financeiras sejam mais conscientes, focadas no que realmente importa, evitando desperdícios e construindo uma relação mais saudável com o dinheiro. Prática: Como harmonizar as receitas e despesas no dia a dia. Aplicar nudges de acordo com o arquétipo.
5. Viva dentro de suas possibilidades
Comportamento: Viver dentro de nossas possibilidades é um exercício de liberdade. Quando controlamos nossos desejos e evitamos o excesso, conquistamos tranquilidade e segurança financeira, livrando-nos da necessidade de buscar mais do que realmente precisamos. Prática: Como lidar com dívidas e crédito bom. Aplicar nudges de acordo com o arquétipo.
6. Invista no longo prazo vivendo plenamente o hoje
Comportamento: O futuro sempre traz incertezas, mas a disciplina de poupar e investir nos prepara para ele, sem sacrificar o presente. Agir com sabedoria hoje nos permite aproveitar o agora, enquanto nos preparamos para os desafios e oportunidades que o futuro trará. Prática: Como criar uma estratégia de investimento dividida em segurança, crescimento e realização. Aplicar nudges de acordo com o arquétipo.
7. Tenha resiliência financeira para lidar com aquilo que não está sob seu controle
Comportamento: A chave para enfrentar riscos financeiros está em focar no que podemos controlar e aceitar o que está além do nosso alcance. Ao encarar os desafios com resiliência, aprendemos que o crescimento muitas vezes surge dos momentos de incerteza e dificuldade. Prática: Aprender a usar instrumentos de mitigação de riscos com seguros e proteção. Aplicar nudges de acordo com o arquétipo.
8. Desaposente para viver bem a vida toda
Comportamento: Encarar a aposentadoria como uma nova fase de crescimento e aprendizado nos permite continuar ativos e engajados. A verdadeira plenitude vem de manter propósito e movimento, independentemente de estarmos ou não no mercado de trabalho. Técnica: Como usar a previdência social e privada para uma longevidade próspera. Aplicar nudges de acordo com o arquétipo.
Para quem é essa palestra
Para aqueles que buscam enriquecer não apenas com dinheiro, mas também encontrar um propósito maior em suas vidas financeiras e empresariais. A palestra é indicada tanto para quem está começando sua jornada de planejamento financeiro quanto para empreendedores que desejam aplicar princípios de consistência e resiliência em seus negócios. Os participantes aprenderão a lidar com as emoções para terem uma vida genuinamente rica.
Por que participar
- Filosofia aplicada à prática financeira: entenda como os princípios estoicos podem transformar sua relação com o dinheiro e com os negócios.
- Disciplina e hábito: desenvolva a disciplina necessária para crescer financeiramente e fazer do planejamento financeiro um hábito.
- Ferramentas práticas: utilize a Curva de Vitalidade Financeira© para simular cenários e planejar seu futuro.
Conteúdo da Palestra
- Introdução ao palestrante Carlos Castro e sua experiência com o estoicismo aplicado às finanças
- Filosofia estoica aplicada ao planejamento financeiro pessoal e empreendedorismo
- Práticas diárias para alcançar o sucesso financeiro e empresarial com disciplina
- Simulações com a ferramenta Curva de Vitalidade Financeira©
- Sessão de Perguntas e Respostas com o público
Esta palestra inclui
- Carga horária: 1h30min
- Slides explicativos
- Artigos complementares
- Sessão de Perguntas e Respostas
- Livro "Filosofia do Enriquecimento" como material de referência