Em busca da felicidade
por: Adriana Maluf em 02/05/2021Planejamento Financeiro
A busca pela felicidade está totalmente relacionada a um planejamento financeiro saudável, e colocar em prática alguns conselhos é fundamental para que sejamos mais felizes.
Um ponto primordial é o autoconhecimento, quando conhecemos nossos desejos e as nossas necessidades o consumo acaba fazendo sentido, não gastamos para impressionar alguém ou para compensar uma carência, mas sim para atingir uma satisfação pessoal.
Devemos considerar também o gasto com experiências, de acordo com pesquisas, a felicidade obtida com experiências aumenta com o passar do tempo, pois elas se instalam na nossa memória e passam a fazer parte de uma história. Já os gastos para adquirir bens nos trazem uma satisfação momentânea que diminuiu à medida que nos adaptamos a elas, tornando-se assim um novo normal.
Ajudar os outros também tem papel fundamental na sensação de felicidade, pois o ato de contribuir nos conecta às pessoas. A doação não precisa ser necessariamente em dinheiro, podemos também ajudar com o nosso tempo, nossas ideias e com o nosso conhecimento.
E como devemos planejar o nosso futuro?
Primeiro devemos saber quais os nossos sonhos, colocá-los no papel e definir qual caminho seguir para realizá-los. Não podemos esquecer que os sonhos, para a grande maioria das pessoas, são realizados com recursos limitados, isto é, renunciamos a algo no presente em prol da realização de um sonho futuro e um gasto desnecessário pode adiar ou até impedir essa realização.
Também é muito importante entender que para cada momento da vida existem investimentos específicos, por exemplo investimentos de curto prazo com alta liquidez e baixo risco para serem utilizados como uma reserva de emergência, investimentos de médio prazo em que podemos arriscar um pouco mais, renunciando à liquidez e obtendo melhores retornos e investimentos de longo prazo em que obtemos retornos mais expressivos, considerando a sua utilização para termos uma aposentadoria mais tranquila financeiramente.
Agora eu te pergunto:
Que tipo de vida você quer ter nos próximos anos? A decisão de ter liberdade de escolha só depende de você e essa decisão deve ser tomada agora!