Como se planejar e investir para suas viagens?
por: Edilene Rodrigues, CEA em 27/06/2024Finanças Pessoais
Você há de concordar comigo que viajar, seja nas férias ou num simples feriado prolongado, é um dos maiores prazeres que a vida pode nos proporcionar, certo? A experiência em conhecer novas culturas, pessoas e lugares, ou mesmo relaxar em meio à vida agitada em que constantemente vivemos, tornou-se um dos primeiros itens da lista de desejos que costumamos fazer para um ano que se inicia. Uma boa viagem pode se tornar indispensável para muitos, mas se não for bem planejada pode custar caro e até comprometer o seu equilíbrio financeiro. Mas a boa notícia é que é possível sim se planejar com antecedência para que o sonho da viagem não ser torne um pesadelo depois da volta.
Investir para o objetivo de viajar é uma excelente estratégia que pode ser adotada, antes de botar o pé na estrada (ou no avião rsrs) e, assim, não comprometer as suas finanças pessoais.
Primeiramente, você deve definir, com a maior antecedência possível, quais viagens pretende fazer no ano vigente e nos seguintes também, bem como quanto você pretende gastar em cada uma delas. Como todo bom planejamento que se preze, iniciamos com a definição clara dos objetivos. E no caso do planejamento de viagens não é diferente! Atente-se aqui que os custos podem variar bastante, a depender do destino, roteiro e duração da viagem.
O próximo passo é aquele que para alguns pode ser uma tarefa “chata”, desagradável, mas sim essencial para que o seu planejamento seja um sucesso: o orçamento familiar! Ferramenta de grande valia quando falamos de planejamento financeiro pessoal, a elaboração de um bom orçamento pressupõe a adequação dos gastos aos projetos da família. No caso das viagens, a família deverá incluir o quanto precisará economizar mensalmente para investir no intuito de alcançar o total previsto para cada uma delas, considerando o tempo previsto até a data de cada viagem. Exemplo: viagem de férias daqui um ano com a família, com gasto previsto total de R$ 12 mil reais, simplificadamente você deverá destinar mensalmente para esta viagem R$ 1 mil reais. Claro que o nosso grande amigo juros compostos te darão uma forcinha extra para que atinja esse objetivo em menos de um ano! É o dinheiro que você poupa e investe que vai se transformar em investimentos rentáveis para o futuro, para realizar seus sonhos e projetos de vida, como as viagens.
Um ponto importante para começar é criar o hábito de economizar com disciplina todo mês a quantia prevista, sem cair na tentação de usar esses recursos para outros gastos não previstos e, assim, comprometer o orçamento previsto para as suas viagens. Mas calma, a reserva de emergência entra em cena aqui quando falamos de gastos inesperados, mas isso já é papo para um outro artigo!
Com os recursos das suas viagens já previstos no orçamento familiar, é hora de pensar onde alocá-los para que gerem os frutos desejados até a viagem. Aqui o ponto mais importante é fazer as escolhas certas para investir considerando o tempo em que precisará do recurso. Os investimentos mais adequados serão aqueles cujos recursos investidos você acessará próximo da data da viagem. Para a viagem do exemplo das férias da família daqui um ano, você não deveria escolher investir em ativos cujo vencimento (no caso do ativo ser de renda fixa) se dará daqui dois anos! Outro ponto importante é a escolha de onde investir dado que esse objetivo é considerado de curto prazo (1 a 2 anos no máximo) e, portanto, você deverá alocar em ativos com baixa volatilidade e conservadores, dentro desse horizonte de tempo. Afinal, você não quer arriscar perder parte ou total desse valor e ainda sofrer a frustração de não viajar como planejado!
Investir visando realizar seus objetivos e projetos de vida nos prazos definidos é o que chamamos de Goal Based Investing. Mas você deve considerar, além do fator tempo, outro quesito igualmente importante: o seu perfil de investidor e nível de tolerância a riscos. Esse também pode ser tema para outro texto.... Conte com ajuda de profissionais devidamente habilitados e preparados, como os Planejadores Financeiros, para te guiar nessa jornada e
Por hora, espero que essas dicas iniciais te ajudem a dar os primeiros passos para que o planejamento de suas viagens seja bem-sucedido e o mais importante, que ele saia só do papel e você consiga realizá-las efetivamente ao longo de sua vida! Boa viagem!